sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DEAD SPACE







Isaac, avança lentamente pelo corredor. O frio da escuridão envolvente abate-se sobre o engenheiro espacial enquanto um barulho angustiante é ouvido ao longe. Isaac para por breves segundos, emoldurando o local em redor. De súbito um estrondo enorme; Falso alarme – era apenas uma velha lata. Ao contornar o corredor o ambiente fica ainda mais pesado. É possível sentir algo a passar por entre as condutas de ar, mesmo por cima da personagem, contendo a respiração abafada. “Que raio será aquilo?” – pensa Isaac. A resposta parece estar à distância de uma porta, ao bom estilo “ Survival horror”. Por fim esta abre-se. A ansiedade aumenta, e quando passa para a divisão seguinte a eletricidade começa a desvanecer. Munido apenas de uma arma, avança por entre a escuridão. Os raios azuis, provenientes do curto-circuito, deixam antever uma silhueta que se aproxima a grande velocidade. É a deixa para destroçar mais uma criatura horrenda daquele lugar dos infernos...
                                                                                               
                                                                                                                                        (Eurogamer)


Olhando por esse ângulo, parece até um fragmento de algum ótimo livro de terror, ou a sinopse de um filme "muuito" bom do gênero...Mas não. Se trata de uma das franquias mais idolatradas e famosas do gênero Survival Horror, seu nome, é Dead Space. 
Falando de uma das mais populares e bem sucedidas franquias de terror da atualidade, não há nada à reclamar. A trilogia segue um padrão de jogo e desenrolar muito rico e fino, que não eram vistos desde a época do PS1, daqueles que realmente nos davam muito medo quando menores.
O primeiro game foi lançado em  24 de outubro de 2008 e veio para botar medo no coração dos Gamers que tiveram coragem de jogar um jogo com um trailer até mesmo mais assustador que o próprio desenrolar da trama...Confira abaixo...











Como sendo um título da EA, pode-se resumir que é um ótimo jogo, e realmente, esse game causou muita polêmica dentre os Gamers por seus aspectos singulares de terror e ótimo método de nos botar medo antes de dormir, principalmente com Head-sets e com as luzes da casa desligadas. 
Com o auxilio da produtora "Redwood Shores" para desenvolvimento do game, o título soube explorar todos os sentidos do ser-humano e com um ótimo empenho e esforço, nos fez sentir medo da forma mais científica possível. Como todos sabemos, os fatores para se ter uma boa experiência assustadora são muitos, todos inclusos neste game de primeiríssima qualidade. Músicas aterrorizantes, cenários amplos e com excesso de detalhes, uma fiação elétrica caindo aos pedaços e cenas fortes de morte e mutilação. 
Variedade também é essencial para um bom título, e neste em especial temos uma vasta gama de inimigos e cenários no desenrolar do game, um susto diferente à cada quarto ou corredor ultrapassado. A quantidade de monstros e transformados que saltam em você e aparecem de todos os lugares da nave do game é realmente incrível, sendo assim, nada é enjoativo. Outro aspecto indispensável de um bom game, é sua trama e história, para um bom desenvolvimento temos que estar ligados em alguma enredo para ajudar à nos prender ao jogo. Dead space possui uma trama muito boa, que combina perfeitamente com sua música tema: "Twinkle Twinkle little star". Uma música infantil americana que encontramos no game. 
("a estrelinha", é representada pela nave em que Isaac tem de investigar uma possível falha em seus mecanismos internos...)













A história de Dead space tem como protagonista o engenheiro espacial Isaac clarke , ele é designado para investigar uma nave especializada em mineração intergaláctica que pifou no espaço sideral e precisa voltar ao trabalho e bom funcionamento. Antes do estranho fato a Concordance Extraction corporation  percebe um sinal de alerta vindo da mesma nave. Isaac e seus dois companheiros vão em mais uma missão de rotina, mas como em toda trama de terror, tudo muda ao perceberem algo errado e fora dos padrões normais de trabalho. O nome da nave é Ishimura, e tem como função extrair minerais de pequenos planetas e grandes asteroides do espaço.  Seu principal objetivo é, claramente, explorar todos os cantos da nave e conseguir o máximo de informações da queda da nave, somente com o auxílio de ilusões gráficas de seus superiores pelo pulso. 
O game mostra explicitamente um descaso total para com a interação dos personagens. Como não possui cut-scenes, o game perde uma grande parte da força em envolvimento com o enredo. 
Em todo o jogo, o principal protagonista, por mais incrível que pareça, não fala nada! Ele apenas berra quando é pego pelas criaturas mas tirando isso...ele não diz uma palavra. 
O game possui também os bons e velhos Puzzles, o que também ajuda em bons games, com a cabeça quase explodindo de tanto sangue na tela, uns exercícios de raciocínio e rapidez quebram o ar de suspense e tensão que as muitas perseguições causam no jogador...ou não...


Esta foi uma boa resumida do primeiro game da franquia, o que define toda a trilogia, tendo poucas modificações em seus sucessores, como gráficos e cenários. Sua mudança mais radical é seu terceiro título. Não comercializado ainda, o título está em produção e pelo que podemos ver, como TODO o bom game de terror, infelizmente parece ter perdido uma boa parte do terror. Mais pro lado de Lost Planet