domingo, 10 de fevereiro de 2013

"AS MUITAS FACES DO MEDO"



Não importa como ou de que jeito, os jogos, à partir de uma certa época, souberam de uma forma inexplicável nos colocar medo e pânico com maestria em meio a jogatina. Mas esta época sombria, destacada pelo descobrimento do terror em games, começou quando? Ela ainda existe? (apesar de tudo) Seus jogos valem à pena? Quais os fatores de se obter sucesso entre este gênero medonho? Quais foram os veteranos neste gênero? Veja aqui uma análise especial sobre este gênero e saiba tudo sobre sua história e ascensão pelo decorrer das décadas...







ASCENSÃO MACABRA:

Bom, realmente não se sabe ao certo o nascimento deste gênero em especial, mas especula-se que no início da década de 80 é que esse gênero tenha se destacado nos consoles, não com sustos diretos, mas com um suspense intrigante e chamativo, misturando um pouco de tiro e aventura com uma trilha sonora meio amedrontadora e sons bisonhos de inimigos em meio aos cenários escuros.Uma sensação nova até então desconhecido entre os jogadores. 
O surto começou com jogos hoje desconhecidos, mas ainda sim lembrados seguidamente por fãs rancorosos e conservadores por sagas antigas, e até mesmo viciados em nostalgia.
Em meio a lista imensa de exemplos, destacam-se Castlevania, Splatterhouse, Alone in the Dark, Resident Evil e Silent Hill. Os games nunca se direcionavam diretamente ao terror e suspense mórbido em frente as telas, mas sim, na mistura entre tiros e sons estranhos, na dúvida humana envolvendo o desconhecido e  ao mesmo tempo, prevendo susto nos cenários obscuros.



NOTAS MUSICAIS...CLIMA PERFEITO:
Músicas eletrônicas também auxiliavam o game e o desenrolar à colocar medo nos jogadores. 
Os tons pixelados de músicas eletrônicas obscuras e misteriosas faziam muito bem a sua parte e seu papel dentre o passar de fases dos jogos. Um ótimo exemplo é a música de fundo da "Creepypasta" do pokemon Ghost. Ouça o som macabro e perturbador abaixo...É de dar medo.


Agora se imagine em uma mansão, (Sim, a criatividade passou longe dessa vez) abandonada e tomada por criaturas obscuras e desconhecidas pelo ser humano, e você, é um agente federal, ou talvez um cientista com posse de armas, (WTF?) que quer saber mais sobre tais seres, e se aventura sozinho na casa junto à um único revolver e uma escuridão claustrofóbica. 
Tudo isso escutando essa música amedrontadora como plano de fundo, junto com seus passos lentos e ariscos. Sem sombra de dúvida, a música faz parte dos jogos de terror. Músicas onde predominam o piano, as musicas infantis, e até mesmo, as muito conhecidas caixinhas de boneca, onde soava uma musica doce e calma, que hoje, psicólogos e cineastas utilizaram em filmes de terror para voltarmos aos nossos momentos de infância, talvez, para lembrarmos de nossa época mais indefesa e vulnerável. 
PS: um game que aposta pesado na sonoridade envolvente no clima é Alan Wake. Confira e tenha bons sustos. 




ENREDOS INTRIGANTES, E AS VEZES...PLAUSÍVEIS: 

Um enredo bem feito é essencial para qualquer jogo, mas em um game onde os sustos são o objetivo, a atenção é redobrada. Pois com uma atmosfera bem feita e uma história canalizada na obscuridade e fobia, o objetivo principal é alcançado com facilidade. 
Mas o que intriga e diverte muitos pelo mundo todo, são os enredos plausíveis, e até mesmo baseados em fatos reais. Como lendas urbanas, contos populares, encontros com o sobrenatural, cidades fantasmas, ciência provável e grandes feitos humanos encontrados hoje em dia, que no futuro, deram errado. É claro que não preciso dizer de onde esses exemplos foram tirados, a resposta está em sucessos de hoje em dia como Resident Evil, Slender: The Game, Silent Hill, Fatal Frame, dentre outros.

A saga Resident Evil se encaixa em um outro perfil, um perfil distinto dos demais que se voltam inteiramente e integralmente para o terror. RE teve seus bons tempos em todos os títulos anteriores do quarto game, onde encontramos o suspense como fator principal. Porém, sua história desenrolou-se em uma série de teorias plausíveis onde podemos ter a confirmação de especialistas que afirmam que tipos de acidentes científicos desta magnitude, podem acontecer, forçados pela curiosidade científica humana. Desequilíbrios acontecem e aconteceram durante o decorrer dos séculos na história, como a teoria de que o vírus HIV foi criado em laboratória para utilização em confrontos e guerras. A criação da Antraz e experimentos com animais. 
Baseando-se em RE, uma organização farmacêutica de grande porte poderia, com o passar do tempo, criar um vírus poderoso e maldito, fazendo com que as pessoas não pensem em mais nada além de carne e sangue humano. Mas me diga...isso não poderia estar acontecendo agora? Eu digo que sim e muitos também apoiam minha afirmação, pois nos EUA, uma droga chamada "Cloud Nine", ou, popularmente chamada de "Sais de banho" tem dado trabalho aos nossos amigos americanos. A nova droga tem como principais sintomas a força descomunal, (provavelmente provocada por uma descarga e produção contínua de adrenalina) paranoia, alucinações e o canibalismo compulsivo. Os ataques estão se espalhando pelo país em uma velocidade bem baixa, porém constante, e já foi rigorosamente proibida em 28 dos 51 países americanos. Pois é...a merda acabou de pegar preço.
O governo americano entrou em "leve" desespero, o que seria uma série de pequenas precauções e já afirmou em rede nacional que Zumbis Não Existem
Mas...só para instigar mais o desespero populacional, o título Zombie Apocalyspe foi o terceiro mais procurado no Google após relatos de incidentes envolvendo canibalismo no ano de 2012 e um canal de televisão dos EUA publicou um guia de sobrevivência oficial para combater Zumbis e sobreviver em um ambiente hostil. Dizem eles, que esta foi apenas uma maneira descontraída de informar a população como se prevenir de furações e terremotos. (muito comuns lá)
Mas agora vamos nos voltar para outro tipo de enredo e deixar um pouco de lado o tema Zumbi e passar para o tema Sobrenatural envolvendo os games. Afinal, podemos dizer que este seria o primeiro fator mais assustador (e plausível) em enredos de games.



JOGOS DO ALÉM: 

O tema sobrenatural dentro dos games foi muito explorado ao longo de vários e vários títulos nos consoles, pois como nenhum outro, a paranormalidade é reconhecida em todo e qualquer lugar como uma característica diretamente relacionada ao medo, ao pânico e à paranoia da mente. 
Por isso, por que não introduzi-lo em games?
Afinal, atos paranormais envolvendo o além, espíritos mortos e mensagens subliminares são plausíveis e até hoje acontecem ao redor do mundo, com mini séries, filmes e temporadas inteiras de programas relacionados inteiramente ao paranormal. Ah, sem esquecer os jogos. 
Nossos principais exemplos são: o famoso, porém mal compreendido "Fatal Frame", que mistura lendas orientais envolvendo espíritos e a utilização de câmeras que segundo a crença, pode capturar imagens de corpos espirituais em meio à cenários pela sua frequência. 
O tão famoso Slender também se encaixa nesta área da paranormalidade. Um monstro que captura crianças psicologicamente afetadas devido à perdas recentes de entes queridos, que leva suas presas para a mata e retira seus órgãos e custura a pele novamente, é com certeza um ótimo início de enredo ou conceito para jogos de terror. Sem falar que se baseia em fatos reais. (ou não)


  Isso com certeza está ligado ao medo do ser humano em par do desconhecido e ao mesmo tempo, à vontade mórbida de descobrir o que acontece e a contagiante curiosidade das pessoas em descobrir coisas novas e ainda não exploradas oficialmente. Como o paranormal. 
O novo título em confecção pela produtora independente Red Barrels conta com um enredo muito bom e interessante, que envolve um manicômio, experiências científicas e paranormais em humanos. 
A loucura que é a mente humana também foi transformada em enredo. Como podemos ver em Catherine, um jogo voltado mais para a resolução de Puzzles e o suspense envolvendo problemas cotidianos como a convivência entre namoros e namoradas.




PRINCIPAIS NOMES DO TERROR: 


Podemos ver que na atualidade, os títulos que salvam a pátria no universo dos games de terror, raramente são produzidos por grandes empresas, pois as mesmas, estão sob os sintomas da doença chamada Mesmice, ou, mais ação e menos terror. 
Isso já foi discutido aqui no blog mas realmente é um problema que irrita muitos jogadores, pois games que fizeram história e marcaram épocas estão se voltando quase que totalmente para a ação e perdendo o foco que são os calafrios e os sustos em frente aos monitores.(Assim como RE)
Sabendo disso, quais os principais nomes do terror de hoje em dia? Já que as principais sagas de antigamente se extinguiram ou se voltaram para o tiroteio, quem podemos classificar aqui? A resposta está no Youtube. Temos Slender, The Corridor, Witch, Pesadelo, Paranormal, the House, dentre outros. Todos jogos independentes criados por grupos de pessoas, jovens e estudantes. E a maioria, apenas disponibilizados para PCs. Todos apresentam gráficos de baixa resolução e conceitos pré-definidos, sem qualquer história concreta. Mas o que eles tiveram de melhor do que os principais títulos para consoles? 
A resposta varia entre jogadores: alguns falam que foi a melhor utilização dos recursos envolvendo a manipulação e o entretenimento psicológico nos jogos. Outros falam que foram os enredos mais obscuros e tomados pelo suspense.
Alguns até dizem que os gráficos lamentáveis tiveram uma boa parte no auxílio, não sabemos ao certo porque, mas acredito que os gráficos em baixa resolução façam referência aos games antigos de PS1, ou computadores, onde jogamos nossos melhores títulos de terror. 



EXISTE FUTURO?:




O futuro para este gênero não está bem certo, porém, a evolução dos jogos para computador envolvendo a pesada atmosfera do terror está cada vez mais desenvolvida e personalizada, afinal, basicamente qualquer um tem a oportunidade de fazer um game e postá-lo em rede para jogar e compartilhar com amigos. Com este recurso de hoje em dia onde quase tudo é possível, podemos deduzir que os games estarão mais popularizados nos PCs e computadores em geral, pois este tem sido seu maior e melhor "local de trabalho". 

Outro futuro que podemos deduzir são as remasterizações. Onde grandes empresas fazem parceria e compram games para dar continuidade ao produto utilizando melhores recursos de produção e desenvolvimento. Que tal um Slender em alta definição para consoles, junto à uma história bem contada e escrita? Seria uma boa pedida, não? Esperamos o melhor para o gênero que tanto agrada os Gamers, não importando suas ramificações (Survival Horror, por exemplo) esperamos um bom proveito da época atual de ouro dos games de terror e um futuro promissor para o gênero. 
Já nos PCs, essa lista cresce um pouquinho mais: The Corridor, Penunbra, Slender, Pesadelo, The House, Paranormal...dentre muuuitos outros. 


Aproveite bem as madrugadas...jogando!











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