quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Descanse em paz THQ...










É isso mesmo, dá até uma certa pena de falar do assunto mas, é essencial. A THQ declarou falência no início de 2013 e distribuiu e vendeu suas produtoras em leilões depois de um ano de extremo prejuízo. Outrora uma empresa grande e recheada de grandes títulos, a THQ faliu devido a falta de dinheiro e excesso de dívidas cobradas por credores insatisfeitos. Sem lucro em games como resposta para suas preses a empresa teve de vender a si mesma para quitar suas dívidas. História muito triste. 

O prejuízo começou em 2011, com o lançamento de Home Front, título pensado para peitar grandes títulos de outras empresas como Call of Duty e Battllefield, mas não rendeu o esperado pela companhia, e deu início a uma avalanche de erratas e investimentos furados.
Outros títulos decepcionantes em vendas e lucros para a empresa foram o lançamento de Red Faction: Armageddon e Warhammer: 40.000 Space Marines, que trouxeram rendas baixas para a empresa e continuaram a agonizar e afundá-la em dívidas. Apenas títulos conhecidos como Saints "Row: the Third" foram realmente lucrativos, embora não cobrissem todas as dívidas da THQ mesmo com toda sua polêmica. 
A empresa enfim teve a iniciativa de investir na continuação de Dark Siders 2, que foi o game mais vendido no verão de 2012, mesmo tendo um grande custo de produção. 
Mas ainda sim o título não cobriu o suficiente para salvar a empresa, com uma expectativa de vendas abaixo do esperado e finalizando a situação desesperadora da empresa. 
Veja agora abaixo a lista de vendas de produtora que a THQ vendeu em leilões para seus antigos rivais, encontrado no site Não percas:




A Sega comprou o estúdio “Relic Entertainment” e os direitos para os jogos “Company of Heroes”. O jogo “Company of Heroes 2″ estará muito próximo de ser lançado pois a THQ esperava lança-lo no início de 2013. A Sega é responsável por outros jogos de estratégia em tempo real (RTS) como os jogos “Total War”.

A Ubisoft comprou o estúdio “THQ Montreal”, tal como os direitos para publicar o jogo “South Park: The Stick of Truth”. A “THQ Montreal” estaria a trabalhar em dois jogos “ Under dog” e “1666″, não havendo notícias sobre o estado do desenvolvimento de ambos. O jogo do “South Park” está a ser desenvolvido pela “Obsidian Entertainment” e não se prevê qualquer alteração à sua data de lançamento (5 de Março) uma vez este estúdio não pertence à THQ.

A Koch Media adquiriu o estúdio “Volition” tal como os direitos para os jogos “Metro” e “Saints Row”. O jogo “Metro: Last Light” era esperado para o verão de 2012, mas foi adiado para os primeiros meses de 2013 quando a THQ decidiu apostar no “ Darksiders II”, mas não se conhece qual o estado atual do desenvolvimento do jogo.

O estúdio que estava a desenvolver o jogo “ Home front 2″, a “CryteK”, comprou os direitos do jogo “Home front” e assumirá a tarefa de o publicar após o jogo estar terminado.

A “Take Two Interactive” terá adquirido os direitos para os jogos da WWE.

A grande surpresa está no fato de (ainda) não haver propostas pelos direitos do jogo “Darsiders” nem pelo estúdio que desenvolveu os dois jogos dessa saga, a “Viril Games”.

Os direitos para o “Warhammer 40,000″ pertencem à empresa “Games Workshop” que os tinha cedido à THQ e esse contrato estará quase a terminar.

Curiosamente um programador independente e fã está a tentar juntar 50 mil dólares para tentar comprar os direitos pelo jogo “Homeworld”, um jogo criado pela “Relic Enternainment” ainda antes deste estúdio pertencer à THQ.








Nenhum comentário:

Postar um comentário