segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Essas vozes marcaram nossas vidas...com certeza.

É mais que obrigatório não deixar de fazer uma matéria especial para esta área essencial dos jogos que, além de marcarem nossas vidas, emocionarem e as vezes até mesmo decepcionarem um pouco...não deixa de ser muito interessante. Saber quem dubla nossos personagens favoritos dos games é muito divertido e as vezes até mesmo nos surpreende com rostos que são popularmente vistos em filmes. Ex.: Quem nunca quis saber quem berra os gritos de raiva e ódio do famoso Kratos? "I will make you suffer!!!" Ou que tal aquele misterioso " I'm no Hero..." pronunciada pelo pálido e patriótico Old Snake em MGS4? Ou até mesmo aquela voz sedutora e sexy do policial investigador Leon Scott K.? Sem falar no sarcástico e mulherengo Drake de Uncharted?. E é claro, sem esquecer do cômico e alegre " It's a me! Mario!! 
Não há como não haver uma pequena palha de dúvida em nossas cabeças de saber quem dubla esses memoráveis artistas virtuais que nunca, nunca vamos esquecer.




1- Terrence C. Carson:


A voz por trás de Kratos vem de um sujeito nascido em Chicago, ator, cantor e dançarino profissional. Desde pequeno foi incentivado pelos pais à seguir seus sonhos e se dar bem na vida. Atualmente tem 54 anos e seu último trabalho foi Dublador na Santa Mônica Studios. Claro, dublando nosso querido 
personagem de cabeça quente Kratos.
Pra quem duvida de seus dons artísticos como ator Hollywoodiano, o ator fez uma participação no filme Premonição 2, em que fica internado em um hospital, depois de um terrível acidente de carro.   ( Trailer )
Terrence frequentou a universidade de Llinois onde se formou em arquitetura e Design criativo.  
Por acaso já se imaginou em uma feia discussão com o ator? Imagina se ele diz..."I will make you suffer..." 
Credo! Sai pra lá Kratos!









2- David Hayter

A voz imponente de Snake, ao longo de todas as gerações e muitas faces do personagem nos jogos da Konami foi dublada por um só sujeito. Seu nome é David Hayter e tem 43 anos de idade. Além de ator, ele atua também como roteirista americano. Seus principais trabalhos como tal foram suas participações como roteirista de X-menWatchman, Escorpião Rei, Lost Planet, entre outros. Fala Japonês fluentemente e faz participações especiais em comerciais da EA Sports em seus trailers. 


Nesta "Interview" inicial de MGS4, vemos os dubladores em uma encenação de entrevista com uma apresentadora em um programa famoso, sendo que o entrevistado é David Hayter, dublador de Snake, e a apresentadora é Lee Meriwether, atriz americana que interpretou a mulher-gato do filme Batman em 1966 e dublou Big Mama em MGS4. 











3- Nolan North:

Não nega-se, há semelhanças entre esses dois aí de cima. 
Além de entregar sua voz nos fantásticos jogos onde encontramos o incrível Nathan Drake, ele esteve em testes de captura de movimento para o personagem, ou seja, corpo e voz deste notável dublador encarnam no protagonista de Uncharted. 
Nolan formou-se em jornalismo na Universidade de Carolina do Norte com direito à uma bolsa integral em Basebol. Trabalhou como repórter por um curto período e ainda teve participações em concursos humorísticos muito bem conhecidos  nos EUA, os famosos "Stand-up". 
Fez parte do elenco da série Port Charles, como Dr. Chris Ramsey. Após o cancelamento da série, começou a carreira de Dublador. Sua principal obra artística é a participação por trás do aventureiro Nathan D. em Uncharted. Nolan foi duas vezes premiado pelo Spike Video Game Awards como melhor atuação em gênero masculino devido à sua atuação em Uncharted.

Curiosidade: Nolan N. também interpretou e dublou o capitão Martin Walker em Spec Ops: The Line.





4- Steve Ritchie:




 Aah...Chegou a hora. Quem nunca escutou o famoso Finish Him! Da franquia Mortal Kombat, realmente não teve infância. Com aquele voz agressiva e imperial, Shao khan ordenava a morte dos perdedores no combate mais mortal dos vídeo-games. Como seu conteúdo na internet é muito extenso, e sua biografia é realmente cansativa, vou falar apenas um pouco de sua vida e sua participação em Mortal Kombat.

Steve tem hoje 62 anos, e em sua "boa forma" praticava Motocross e ciclismo, adora games e é designer de jogos de Pinball. Deixou marcada sua existência em MK por unir a palavra Kombat ao título do Game e série em geral. Seu principal trabalho é de dar vida a voz de Shao Khan. 
Algumas de suas obras: 

  • Avenger Airborne; 
  • Superman; 
  • Velocidade Califórnia; 
  • Star Trek: The Next Generation;
  • Exterminador do futuro: O julgamento final;
  • Hyperball;

Entre outros. 







5- Paul Mercier:



Não parece, mas quem deu vida, profundidade, sensualidade e charme ao galã Leon Scott K. no game de Suspense RE4 foi este cara aí do lado. Seu nome é Paul Mercier, roteirista, dublador, diretor e ator Norte-americano. 
Fez a voz de Leon em suas muitas aparições nos games. Muitos não sabem mas ele quem dublou a voz do misterioso Merchant em RE4!! Aquele sujeito com vestes de mendigo que nos vendia equipamentos, foi dublado pelo mesmo cara que dublou o mocinho do título.




Outra participação foi no segundo tradutor em God of War 2. Aqueles carinhas engraçados que ficavam orando, e a quem Kratos pedia gentilmente para traduzir mensagens...e depois os matava. Paul pelo que podemos ver, é um cara gente fina, carismático, engraçado e sempre pronto para agradar seus fãs em entrevistas especiais para programas de TV e Sites especiais da área. 








6- Richard Waugh:

Vindo da mesma franquia, este felizardo sujeito aqui do lado foi um dos atores que dublou a voz arrogante de Albert Wesker em RE. Richard nasceu em 28 de fevereiro de 1961, tendo hoje 51 anos, é casado e tem dois filhos. Dublou Wesker em RE: Code Verônica, RE:4 e RE-0. 
Teve participação em uma comédia exclusiva do canal E&A em 2005, em filmes como Ice Limite, In-Laws, Animal 2 e estreou sua carreira no filme "Possessed" dirigido por ele mesmo. 












7-Charles Martinet:


A voz carismática do pequeno encanador foi produzida pelo ator americano Charles M., nascido em 17 de setembro de 1955 na Califórnia. Lhe dá vida desde a época de 1995, no início de sua carreira como dublador. Além de Mario, C. Martinet ainda dubla Wario, Luigi, Baby Mario, Baby Wario, Baby Luigi, dentre outros personagens da mesma  franquia da Nintendo. Tendo a participação em um dos jogos da franquia The Elder Scrolls dublando a voz de um dragão.(wtf?)  Fez uma pequena visita ao Brasil no evento especial Brazil Games Show e em GameWorld 2009 e 2011 no lançamento de jogos contendo a participação de Mario e Super Mario: 3D Land. 
Juntando todos seus personagens, soma-se entre 70 personagens ao total em toda sua carreira, ao longo do tempo e evolução da série Mario. Charles fala fluentemente Espanhol e Francês, mas, ironicamente, pouco conteúdo em Italiano. 







8-Philip Shahbaz:




Philip Shahbaz (nascido em 16 de outubro de 1976 em Los Angeles, Califórnia-Estados Unidos) é ator americano e conhecido por dublar Altaïr em Assassin's Creed. Sua mãe é árabe e seu pai é Irano-americano.
Além de interpretar Altaïr, ele já participou de séries como 24, Californication, e Weapons of Mass Destruction.

passou a maior parte de sua infância em Chicago , Illinois . Sua família mudou-se para Turlock, Califórnia , em 1982. Ele passou seus anos de faculdade em Spokane, Washington , antes de se estabelecer em Los Angeles , Califórnia , em 1996.











9-Young Maylay:



Por mais que alguns não queiram confessar, (assim como eu...) todos já jogamos "GTA San Andreas" quando crianças. Aquela "magia" que nos fazia jogar mais e mais o game, não nos tirava de frente dos monitores e televisores, apenas nos fazendo continuar aquela missão um tanto cansativa e massante. Valendo apenas pela matança, roubos de automóveis e briga com cidadão em meios públicos. 
Mas quem dublou o nosso tão querido personagem Carl Johnson? A resposta está aqui ao lado, o Rapper Young Maylay. 
Seu nome verdadeiro é Christopher Bellard, cantor de Rap e dublador americano. Lançou um álbum especial para o Game chamado Sam Andreas: The Original Mixtape contendo algumas trilhas sonoras do jogo, chegando ao comércio popular em 5 de de julho de 2005.



Atualmente, está na produção de outra mixtape, The Real Coast Guard.
Malaynium Muziq é o nome da gravadora independente de Young Maylay, localizada em Lancaster, na Califórnia. Maylay lançou seu álbum "San Andreas Mixtape pela mesma gravadora.











10- Jon St. John:



Pode até ter uma semelhança nesta foto, mas acredite, há outras em que esses dois aí se assemelham ainda mais. Não só na voz, o que é óbvio, mas em personalidade. "O_O"
Sim, Jon St. John é o dublador de Duke Nuken desde 1996, em Duke Nuken 3D.
Começou sua carreira como locutor de Rádio nos EUA, mais especificamente em Nova Orleans, Phoenix, Filadélfia, Sam Diego e Los Angeles. (Entre outras)


Devido à sua voz única, Jon resolveu investir na goela para ganhar a vida. Apostou em rádio e mais adiante, em Dublagem. Se já não fosse demais dublar um dos mais conhecidos bocas-sujas dos vídeo-games, Jon dubla também outros personagens de games diferentes, como: 


  • Sonic Adventure DX - Big the Cat
  • Runaway: A Road Adventure - Otto
  • Duke Nukem Advance - Duke Nukem
  • Duke Nukem: Manhattan Project - Duke Nukem
  • Duke Nukem: Zero Hour - Duke Nukem
  • Counter Strike - Comandante
  • Rochard - John Rochard
  • Duke Nukem Forever - Duke 
    Nukem

    Dentre outros aqui não citados.











11-Brendam O'Brien / Lex Lang:




O sujeito simpático aqui do lado literalmente esteve conosco durante uma boa porcentagem de nossa vida, pelo menos, durante o período em que jogávamos o famoso jogo Crash Bandicoot, da Naugthy Dog. Onde se encontram os personagens Crash, Coco B., Dr. Cortex, Tinny Tiger, dentre outros personagens carismáticos e infantis que nos acompanharam durante a época de ouro do game, nos tempos do PS1 para ser mais exato. Aquele grito de alegria inconfundível, e a reação depois de levar um ataque inimigo, mais parecido com: Uou!! Nunca mais sairá de nossas mentes.
O sujeito nasceu em 9 de Maio de 1962, em Hollywood-Califórnia. É dublador nato americano e conhecido por fornecer sua voz para estes personagens. O'Brien também forneceu vozes adicionais para a adaptação da série animada do Spawn e Ralph Bakshi, da "Cidade picante" .








Lex Lang: Já este outro cara, é mais conhecido na série Crash por dublar o poderoso chefão de seus jogos, o cientista louco Dr. Neo Cortex. Vilão e pior inimigo de Crash B. devido à sua rivalidade habitual constante. 
Nasceu em 12 de novembro de 1965, foi premiado duas vezes pelo Emmy americano e pode ser considerado empresário. É co-fundador da The love Planet Foundation, uma organização sem fins lucrativos que zela pelo bem estar do planeta e a importância da reciclagem para o meio-ambiente, disponibilizando material didático para crianças em períodos escolares. 
Sua voz única e singular, que praticamente gritava: "Sou um vilão de desenhos animados" o fez garantir emprego em canais de televisão como: Sony, Warner Brothers, Cartoon Network, HBO e Microsoft Productions. (entre outros) Popularizando a voz malvada do cientista pirado, Lex fez história no mundo dos desenhos, animes e games, não só dublando personagens infantis, mas todo um legado virtual ao longo de sua carreira. 








Conclusão:
 Por mais que eu fale aqui, ainda poderia faltar um personagem favorito de qualquer pessoa que não fosse citado nesta lista pequena e simplória. Mas não o esqueceremos facilmente, seja quem for, deixou marca registrada em nossas vidas e juventudes para sempre. Aumentando a emoção de enredos, aprimorando textos e vocalizando personagens tão carismáticos que não deixarão nossas memórias tão cedo. Devemos isso à eles, e vamos dever à muitos mais que ainda virão por ai. É só esperar. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário