sábado, 21 de julho de 2012

TERROR À MODA ANTIGA


Alguns gêneros de jogos, com o tempo, mudaram seu estilo de entreter os jogadores, tanto é o caso dos jogos de terror. Com o avanço da tecnologia, os diretores estão aderindo ao gênero predominante da época e mesclando em seus jogos, fazendo-os perderem sua originalidade e deixando jogadores antigos e fiéis desapontados.
Os exemplos se baseiam em Dead Space, Silent Hill, Resident Evil e Fear, franquias que no passado eram soberanas, agora perdem seus títulos para jogos mais atualizados e empolgantes como alguns FPSs.
Os gráficos horríveis, os sons bisonhos e a jogabilidade mais velha que a Derci Gonçalves não importavam quando pegávamos o Joystick e começávamos a jogar nossos jogos mais aterrorizantes que existiam na atualidade no Playstation 1, muito pelo contrário, a tentativa de nos agradar com gráficos e sons estranhos só pioravam a situação do sujeito na jogatina e aumentavam a adrenalina.

                                                  


Apenas alguns jogos, não tão antigos assim, nos agradam e conservam o ar pesado e sombrio dos jogos antigos, preservando assim os sustos que nos jogavam da cadeira quando jovens.
Em um dia normal de férias de inverno, um velho amigo me chama a atenção no computador, ele me pede para assistir um vídeo no Youtube, e deixar o famoso "joia" no vídeo selecionado. O conteúdo do filme é intrigante, um ar tenebroso enche a tela, juntamente com árvores e um gramado típico de parque para lazer. Me interessei pelo game e procurei mais informações. Se tratava de um jogo de terror em modo Survival horror, um de meus estilos favoritos.

Seu nome é Slender, um Indie-Game desenvolvido pela Psicologic  Horror e criado por Mark J. Hadley, mais conhecido no Youtube por "Agent parsec". O vídeo viral foi posto no site com informações de jogabilidade e enredo, em uma única semana, o vídeo alcançou mais de 1,2 milhões de visualizações. A partir do momento da disponibilidade do game em sites de Downloads massivos, em junho deste ano, o game tem feito sucesso em PCs e MACs. O Game conta uma história baseada em fatos reais, uma lenda urbana retratada na Noruega e Japão, que assusta até hoje e amedronta marmanjos que saem à noite em parques e campos sozinhos ou na companhia de amigos.
O grande inimigo do game, Slender, o homem-magro e esguio, sem origem exata, possuindo uma capacidade desumana de esticar seus membros dianteiros a tamanhos absurdos, conhecido por raptar crianças e seduzir pessoas à caminho da morte. Atua à noite, geralmente próximos a rios e florestas, com árvores e névoa para se esconder após os ataques. Veste-se de terno preto e estica seus dedos, provocando a sedução e hipnotização devido aos movimentos em forma de dança caótica. Sem deixar pistas, o homem-Esguio arrasta suas vítimas, e as leva para lugares desconhecidos, desabitados. 

Caso sobrevivam, as vítimas são atormentadas por toda a vida com pesadelos envolvendo o alto homem, em seus próprios sequestros.
Você controla uma pessoa, mais precisamente uma mulher, equipada unicamente por uma lanterna pequena, necessitando a conserva de energia, desarmada e sem uma história própria, com o objetivo de encontrar um conjunto de 8 desenhos, aparentemente infantis no meio da floresta.
O fato da história ser desconhecida, nos faz pensar um pouco em enredos alternativos e possíveis causas desta mulher estar desarmada, numa floresta, em busca de uma lenda mundialmente conhecida e perigosa. Pode ser uma mãe procurando sua filha, ou quem sabe uma irmã, ou até mesmo uma criança sendo seduzida pela criatura horripilante em meio às árvores ao encontro de sua armadilha . Mas porque uma filha, ou uma irmã menor? Óbvio! Os desenhos à nós mostrados no desenrolar do game são visivelmente infantis. Ou feitos por uma pessoa em extrema pressa, ou desespero. Pode ser outra alternativa, que tal? É só pensar e usar a criatividade.

Com uma ótima brecha para um bom título, o produtor apenas criou um jogo de terror pobre e com enredo pouco desenvolvido. Deixando em nossas mão um game que presa em assustar os jogadores em ambientes escuros e com trilhas sonoras envolventes, apelando para o terror psicológico da pessoa. Seus gráficos são inferiores, porém aceitáveis, agradando à maioria dos gostos, com boas texturas, (principalmente em azulejos) ambientação ótima e um ar pesado de terror que não se via desde os tempos do Play1. O terror fica visível ao recolher o primeiro desenho, quando uma série de tremores começam a perturbar o jogador, dando a sensação de suspense e nervosismo. Automaticamente, Slender se aproxima devagar, perseguindo o jogador, chegando mais perto a cada desenho recolhido.


Slender: The Game cumpre seu papel, assustar. Com notas altíssimas em par de seu terror obscuro, análises feitas por especialistas ressaltaram seu estilo resgatado dos games antigos, um Survival Horror de primeira, acertando o coração do verdadeiro terror encontrado em games de peso dos anos 90. Na lista de continuações estão: Sanatorium, Hospice, Prison e Haunt. Este último em especial, é o mais bem trabalhado de todos, com gráficos melhores que os anteriores, texturas mais realistas, iluminação mais avançada e um enredo pouco desenvolvido, como de costume. Mas em minha opinião, o terror foi retirado em uma generosa porcentagem devido à atualização gráfica, em termos de suspense, os games antigos tiram de letra sobre este. Mas vale a pena conferir.




   
                                       





                 *A lenda é tão temida em alguns lugares e mundialmente conhecida, que algumas produtoras e estúdios decidiram investir nisso e filmar um longa baseado no mito, temos como exemplo "The Tall Man" e "A lenda urbana 2"  *




                                                               The Tall Man

                                 



Curiosidade: No Brasil existe uma lenda parecida, quase que uma "falsificação" da lenda original. (kkkkkk) O nome dela é "O homem do saco". Pois é! Aquele conto que nossos pais nos contavam para nos assustar e nos fazer não sair de casa à noite é baseada na lenda do Slender! (malditos!!...)






Nenhum comentário:

Postar um comentário