terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

DEMON SOULS / DARK SOULS



Ha muito tempo não víamos um jogo que nos fizesse esquentar a cabeça tanto quanto Demon Souls, afinal, como muitas Reviews mundiais mostram, o game é daqueles que merece uma pausa para descansar e acalmar os nervos, tudo devido ao seu nível altíssimo de dificuldade, sendo apreciado por muitos, mas ao mesmo tempo, repondo esse número em perdas devido a falta de vontade em concluir o game por parte dos jogadores. 

Demon Souls é um jogo de RPG exclusivo para o console PS3, produzido pela From Software   junto a SCE Japan Studio. Teve seu lançamento no Japão em 5 de fevereiro de 2009 e nos EUA foi inicialmente anunciado para vendas em 6 de outubro do mesmo ano. 
O game possui uma temática tradicional conhecida pelos fãs de RPG e um tanto genérica, e já que foi produzida pela divisão Japonesa da Sony, seus aspectos orientais estão mais visíveis e perceptíveis nos inimigos gigantescos ao longo do game. A dificuldade do jogo sem dúvida é ameaçadora, porém, o título soube unir desafios constantes e o universo Rolling Play Game com maestria, fazendo com que as mortes constantes não sejam "tão" maçantes e desanimantes. 
A atmosfera do game é sombria e remete aos RPGs antigos e clássicos, moldando-se em Engines atuais, deixando o game moderno e bonito em questões gráficas. 
O game começa com a customização de seu personagem, embora seja intuitivo e muito criativo escolher o visual do seu guerreio, mago ou caçador, o modo de customizações poderia ser melhor e objetivo. 
Continuando a salientar a dificuldade, o game faz com que o personagem perca tudo já coletado em missões anteriores, como as suas almas, que o permite comprar objetos, armas, habilidades e magias. Ao morrer e recomeçar a partida, a missão toda recomeça do zero, deixando pré definidos apenas itens e portas destrancadas. Até mesmo seus inimigos derrotados irão se reerguer para lutar novamente, todos sem nenhuma exceção.  

A história do game se baseia em um ataque catastrófico de demônios ao reinado de Boletaria, no qual você tem a nobre função de guardar e proteger com sua vida. Esses acontecimentos são frutos da ganância e do descaso do seu rei, que para aumentar sua soberania e poder, apelou para um ritual sobrenatural que lhe trouxesse tais requisitos, porém, as consequências desse ritual foram catastróficas e instáveis, trazendo consigo uma horda de demônios e monstros sanguinários para os portões do castelo por meio de um estranha névoa negra. Entre essas hordas de demônios, estão criaturas que podem facilmente matar o protagonista ou tirar-lhe boa parte da barra de vida em uma só pancada, desferindo um só golpe, ou atacando com um só tiro de magia. Mas independente do tamanho das criaturas, ou por mais que você as odeie e quer passar por elas sem que elas percebam e não morrer novamente, o game o instiga a contra atacar mais efetivamente, a pensar e repensar em um modo de aniquilar a besta se sentir bem com isso. Traduzindo, o game o faz ter sede de vitória, fazendo com que cada golpe desferido nos inimigos, fraco ou não, seja um passo incrível e prazeroso para o desfecho da missão e da resolução do objetivo. 
A ação durante o game o faz questionar se ele não poderia ser considerado um Hak'n'Slash. As animações e os combates serão muito contínuos durante a jogatina, tendo a oportunidade de enfrentar um chefe depois de cinco ou dez minutos de jogo inicial. 
A ambientação é muito bem feita e faz referência com a principal história do jogo, tornando os cenários bastante escuros e sombrios, já que no enredo, a região está tomada em trevas e a raça humana está na "capa da gaita". Utilizando uma pequena fonte de luz como um pedaço de cristal para guiar-se, ou uma improvisada tocha para poder andar pelos canos do castelo, apenas isso o trará direção para poder sair daquele lugar escuro e sujo. Tudo muito bem trabalhado, apesar de os gráficos não serem dos melhores, mas pelo menos, a ambientação cobre o prejuízo. 
A jogabilidade é complexa e complicada de se entender, assim como os objetivos e Tutoriais, mas nada de muito sério, que comprometa o game.
Por mais difícil que o game tenha se sido, sua continuação foi prometida pela empresa para a alegria dos fãs que curtiram os chefes e a dificuldade desafiadora. 







A continuação "espiritual" de um dos games mais difíceis de todos os tempos foi prometida e finalmente foi lançada. Em 22 de setembro de 2011, o game deu as caras no Japão, sendo que foi visto pela primeira vez nos EUA em 4 de outubro do mesmo ano. Desta vez, foi disponibilizado para as duas plataformas predominantes da época: (e de hoje) Xbox 360 e PS3. 
Os trailers do game mostravam uma mudança drástica no enredo, mas ainda não mostravam nada de conteúdo gráfico e de jogabilidade do game. 
O título conseguiu mais uma vez balancear dificuldade e recompensas com um universo RPG incrível, ambientação maravilhosa e jogabilidade afiada e flexível, de fácil aprendizado e naturalidade no desenrolar. 


O game continua com uma grande atenção voltada à ambientação, contendo gráficos e texturas mais bem trabalhadas do que seu antecessor Demon Souls, fazendo com que o game não fique cansativo e enjoativo, acertando apenas nos cenários. As armaduras são repletas de detalhes e os chefes de fases continuam imensos, porém, o que fãs do primeiro game notaram aos primeiros minutos do game é que o título ficou visivelmente mais fácil, não a ponto de pôr em risco a jogabilidade, que á propósito, ficou ainda melhor neste game, mas ficou perceptível demais para quem gostou do primeiro título e o jogou incessantemente. Talvez até, perdendo sua principal característica que era a dificuldade. Esta, para alguns, foi a característica em que a From Software mais "exagerou em diminuir". 
Mas pelo menos, o título melhorou em vários aspectos, deixando-o mais moderno e intuitivo, sem falar nas melhorias de jogabilidade e desenrolar da história, mais simples e de fácil entendimento, o que para alguns, era raridade em Demon Souls. 
Os cenários ficaram imensos, já que agora a From Software atualizou seus campos com um modo de áreas muito mais ampliadas, podendo confundir com um jogo que possui o modo Open World. (mundo aberto) Fogueiras que recuperam sua barra de vida e poções básicas de sobrevivência também foram distribuídas pelos cenários para maior auxílio nos combates contra chefes. 
De fato, Dark Souls pode parecer fácil demais para alguns, mas com uma jogabilidade mais apurada e natural do que seu antecessor, gráficos memoráveis e arte oriental mescladas com qualidade e design de chefes extremamente criativos, fica fácil esquecer de seus defeitos. Uma continuação seria mais que obrigatória. 





A esperada continuação de Dark Souls foi inicialmente prometida para o ano de 2013(atual) sendo que foi anunciada na Video Game Awards 2012. Mas últimas informações indicam que o game poderá não chegar nas mãos dos fãs este ano. 
O game apresentará design de monstros totalmente inédito, sendo que os cenários também estarão diferentes. A jogabilidade estará diferente do primeiro game, mas tudo já foi confirmado ser proposital, tendo como objetivo ter uma transferência suave entre títulos com relação a jogabilidade. 
Equipamentos também foram repensados e poderemos encontrar muitas novas armas e armaduras durante o desenrolar do game. 
Apesar da equipe de produção ter dobrado de tamanho em relação à Dark Souls, o game ainda não chegou nem na metade de seu desenvolvimento total, por isso a probabilidade dele não estar disponível para este ano, ou sequer estar disponível para nossos consoles atuais, como 360 e PS3.
Também foi afirmado que a história do novo título não estará relacionada a Dark Souls, e se passará em um universo diferente ao do primeiro game. Da mesma forma em que Demon Souls foi introduzido, um modo On-line cooperativo também será apresentado em Dark Souls 2. Característica não encontrada em Dark Souls. 
O que vale mesmo é esperar, com todas nossas fontes, o game com certeza inovará seu design de monstros e trará consigo uma jogabilidade mais linear do que seus primeiros títulos, mais básica e abrangente, para todos os tipos de jogadores de RPG. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário